Sim, estou de volta ao Insta (e outras novidades)
E aí, tudo bem contigo?
Okay, vamos tirar o elefante da sala: esse fim de semana eu voltei a postar no Insta.
Wait, what? Como assim, Daniduc, você não é o cara anti redes sociais? Aquele que saiu das redes por quase dois anos? O que mudou?
O que mudou? Eu resolvi fazer o Ducs Amsterdam de novo. Mas a história é um pouco mais sutil (como a vida real sempre é — apesar do que a simplificação das mídias sociais faz parecer).
Vamos pra história completa (e tem mais novidade do que só a volta pra rede social, você vai gostar).
Os motivos de ter parado (resumidamente)
Logo depois da pandemia eu passei por uma série de dificuldades que somaram o negócio parar (um blog de turismo num mundo sem turismo é meio difícil de se manter), crises de saúde (física e mental — contei sobre elas em outro post) e um protesto sobre o efeito das mídias sociais na vida das pessoas e sociedade.
Alguns desses fatores mudaram — outros não. Vamos ver.
O que mudou
Obviamente, o turismo retornou, e isso dá um incentivo para voltar a fazer o negócio. Além disso, eu tive um intervalo nas cirurgias (foram um ano e meio de operações), o que me deu uma folga, e pude começar a me recuperar.
(Ainda terei de fazer no mínimo mais uma cirurgia, mas espero ser a última, e estar mais forte quando chegar a hora, para que o intervalo seja menor.)
Mas com a recuperação, voltou energia para trabalhar mais.
E a mídia social? Por que?
O Conflito mídia social (marketing) e blog (conteúdo)
Agora, tem o papel das mídias sociais. Como eu disse no post onde expliquei porque parei (link acima), um dos problemas é enxergar a mídia social como plataforma de conteúdo.
As mídias sociais tomaram o lugar do blog, mas não são plataformas de conteúdo
Não é: é uma plataforma de marketing. É como uma feira, onde todo mundo pode chegar e montar uma barraquinha e passar a vender algo. Esse algo pode ser um produto físico, pode ser, sim, conteúdo (que está em outras plataformas), pode ser ideais ou ideologias. Mas, de novo, o produto, o conteúdo, não está na mídia social.
Quando a gente tenta usar a mídia social como plataforma de conteúdo em si, temos um problema, tanto para quem consome quando para quem produz.
Os criadores de conteúdo perderam sua plataforma 9o blog), migraram para mídia social, e chegaram lá e descobriram que na verdade mídia social não era para isso. E aí ficaram órfãos.
O blog não morreu, apenas evoluiu
O Ducs surgiu como um blog, com conteúdo pessoal, e com o tempo ele encorporou o aspecto de um site, um negócio de turismo, que vendia serviços e comodidade para os viajantes que iriam visitar a cidade. Eu fiquei com um site que tinha um monte de conteúdo de blog, que não tinha mais lugar lá. Eu tentei levar pra mídia social, mas como expliquei, era uma cilada.
Sem ter onde blogar, eu resolvi criar uma plataforma para isso, a Newsletter, E aproveitar pra expandir o escopo do blog, falando de estilo de vida, vida na Holanda, relatos de viagem, insights, crônicas e as coisas todas que você vê nessa Newsletter.
O objetivo era, e ainda é, criar conteúdo diretamente para as pessoas, diretamente para você, sem necessariamente te vender algo além, ou extra, Um blog, que pode ser sustentado diretamente pelos seus leitores, para ser um blog.
Por um tempo, tentei criar esse modelo, essa plataforma, sozinho, do zero. O progresso veio, mas era bem lento. Ai surgiu o Substack.
O Substack é o novo blog
O Substack nada mais é que o velho blog com uma cara nova. ele resolve os problemas do antigo blog:
O Substack entrega o conteúdo direto do criador para o leitor
Esse era um problema do blog: as pessoas tinham que lembrar que você existia e vir ver se tinha novidade, e de boa, ninguém faz isso. Por isso os blogger foram pra mídia social tentar criar lá. O Substack entrega as novidades direto na caixa de email das pessoas.
O Substack torna blogar economicamente viável
Outro problema dos blogs era se sustentar, tornar economicamente viável todo o trabalho envolvido em sua criação. A princípio, os blogs passaram a criar produtos, ou recomendar produtos (via anúncios ou afiliados), para poder se sustentar. Isso resultou nos blogs virarem sites, e com a migração da venda de produtos para mídia social, o blog ficou sozinho, sem maneira de se sustentar.
Com o modelo de apoio do Substack, o conteúdo é o que gera renda e permite os bloggers focarem apenas em criar esse conteúdo.
E essa lista irá continuar isso: conteúdo criado por mim, diretamente para você, e sustentado por leitores como você.
Aqui nada vai mudar! O Substack é o novo blog!
A nova lista (gratuita) do Ducs Amsterdam
Mas espera, tem mais: o Substack sendo um blog moderno, eu posso ter também um blog de turismo, ficado em Amsterdam, onde compartilho dicas, novidades e ideias para ajudar as pessoas e mante-las informadas sobre Amsterdam em específico. Não preciso ter apenas um site: agora eu posso voltar a blogar também sobre Amsterdam.
Então, se você curte meu conteúdo de viagem sobre Amsterdam, se inscreve na lista do Ducs Amsterdam:
O Daniduc na Hoanda (essa lista) continua sendo o que é
De novo: nessa lista eu continuo produzindo o conteúdo diversificado e personalizado, que começou lá no Insta do Ducs em 2019, migrou para a Newsletter independente e agora está no Substack. Se você gosta disso, não precisa fazer nada (a não ser, talvez, habilitar o seu apoio, para permitir ele continuar — obrigado!).
Um Insta para o Daniduc na Holanda
Já que resolve instalar o Insta para promover o Ducs Amsterdam, aproveitei e tirei um Insta para o Daniduc na Holanda também. Eu notei que algumas pessoas não veem tanto email, por exemplo, se inscrevem no email de trabalho, ou não veem email no fim de semana. Então eu criei um perfil para avisar das novas edições. Claro, Não dá para confiar no Insta para entregar as atualizações (a não ser que vocÊ pague o tio Zuck), mas fica como um extra para quem assina a Newsletter.
Esse perfil é privado, para os inscritos no Daniduc na Holanda, como forma de avisar quando sair novidades produzidas por mim. Se você quiser, me adiciona lá. O nome é daniducnl. E tem a foto de uma certo barbudo…
Mais uma coisa: o podcast
Seguindo a nova tendência de organizar as coisas, eu estou separando o podcast que comecei aqui na lista. Quer dizer, eu ainda vou publicar no Substack, mas apenas no site: não vou te enviar email quando sair um novo episódio do podcast do Daniduc na Holanda. Mas também não precisa lembrar de vir no site pra ver se tem novidade. Eu coloquei o podcast no Podcasts da Apple e no Spotify! Pode assinar por lá!
Essa semana irei gravar o novo episódio, com participação especial dos meus saguis. Algo me diz que vai ser… interessante.
Resumo da ópera
Então ficou assim:
Daniduc na Holanda: essa newsletter, segue como era. Conteúdo diversificado, direto de mim para você. Entrega no email. Muitas atualizações. Mantido pelo seu apoio <3
Lista do Ducs Amsterdam: conteúdo novo sobre Amsterdam, direto de mim para você. Entrega no email. Atualizações regulares. Sustentado pelo site
Site Ducs Amsterdam: tudo para você planejar sua viagem da melhor maneira. (re)Estreia em breve. Conteúdo mais estático. Entrega na web. Sustentado pelos viajantes <3
Insta do Ducs Amsterdam: conteudo para inspirar você na sua viagem ou sobre a sua cidade favorita no mundo. Atualizações regulares. Entrega no app. Sustentado pelo site.
Insta do Daniduc na Holanda: aviso sobre a Newsletter e podcast. Entrega no app. Sustentado pelos leitores <3
Podcast Daniduc na Holanda: bate papo com conteúdo diversificado, para você ouvir no seu cotidiano. Atualizações mais espaçadas. Entrega no Apple Podcasts e Spotify. Sustentado pelo seu apoio na Newsletter <3
Ambicioso? Talvez. Mas estou empolgado.
Feels good to be back, babe. Obrigado por não ter desistido de mim.
Forte abraço
Daniduc
Welkome back. 🥰