Tradição na Holanda: Sinterklaas, o “Papai Noel” holandês
Vou contar sobre a tradição de fim de ano que mobiliza a Holanda toda
E aí, tudo bem contigo?
Sim, a segunda parte do post sobre a história política recente da Holanda ainda vai sair essa semana. Mas eu resolvi fazer um pequeno interlúdio, com algo mais leve.
Hoje é 5 de dezembro, e é a noite mais esperada na Holanda pelas crianças. O ponto alto de uma conspiração tamanho-país que dura semanas, hoje a noite finalmente Sinterklaas, o bom velhinho vestido de vermelho, irá visitar as criancinhas bem-comportadas para deixar um presente.
Não. Não o Papai Noel. O outro bom velhinho de longas barbas brancas. Aquele que mora na Espanha o ano todo e vem pra Holanda lá por novembro.
Espera, o quê?! Então, a história é assim...
A tradição de Sinterklaas na Holanda
Bem, deixa eu te apresentar ao Sint. Ele é um velhinho bondoso, muito magro, que usa vestes de um bispo. Amigo das criancinhas, Sint (como é carinhosamente chamado aqui na Holanda) deixa um presente na noite de seu aniversário... huh... "aniversário" (na verdade, é a data da morte dele, mas a tradição é adaptada para as criancinhas), dia 5 de dezembro para aquelas que se comportaram bem.
Isso era assim até o século XIX. Lá em 1850 o escritor holandês Jan Schenkman publicou um livro que revolucionaria a lenda do Sint. Foi Schenkman quem adicionou o cavalinho branco chamado Ozosnel que Sint cavalga pela Holanda afora levando presentes. Foi Schenkman quem criou a história de que Sint vive na Espanha o ano todo, mas vem para a Holanda de barco a vapor.
(Uh, barco a vapor era a mais alta tecnologia de viagem em 1850).
E foi Schenkman quem criou o mais controverso aspecto da lenda, o ajudante de Sint, Zwarte Piet. Cara... se você mora na Holanda, você certamente ouviu falar da treta do Zwarte Piet (ou Pedro o Negro). Eu dediquei um artigo todo pra essa questão do Piet, então não vou entrar no mérito agora. Vamos apenas resumir que hoje em dia ele é conhecido apenas por Piet, e na verdade são diversos Pieten, cada um com sua característica.
Enfim, a história é essa: Lá por novembro, Sint e os Pieten chegam na Holanda de navio a vapor e passam um tempo andando pelas casas para ver quais criancinhas foram boazinhas e quais não foram, até a grande noite. Mas pera... a coisa toda é muito mais elaborada...
A Holanda leva o Sinterklaas muito a sério, e a festa envolve o país todo!
Essa é outra diferença do Sint e do Papai Noel... além do modo transporte, dos ajudantes que levantam questões sobre racismo, divergências sobre preferir praia ou neve antes da noite especial, e do IMC dos dois. Uh, deu pra notar que tem mais diferença do que semelhança, até me perdi.
Ah sim. Seguinte: pelo mundo afora, os adultos até se fantasiam de Papai Noel, mas a história do Sint mobiliza a Holanda toda por bem mais tempo do que uma noite. A chegada no porto do navio, em novembro, é um evento nacional, que atrai multidões e é televisionado ao vivo. Uh, sim, eles arrumam um barco a vapor, um ator para ser o Sint oficial, cavalinho branco pra ser o Ozosnel e um pequeno exército de atores, malabaristas, mágicos e afins para serem os Pieten. É tipo. algo monumental.
Mas antes disso, a jornada do Sint e sua trupe da Espanha até a Holanda não é simples. Ah, não mesmo. É uma saga, cada ano diferente, narrada em tempo real para as crianças da Holanda em um telejornal criado somente para contar o que está acontecendo pras crianças. As crianças da Holanda não perdem o Jornal do Sinterklaas (Sinterklaasjournaal). É tudo muito convincente.
De todas as formas, quando Sint finalmente chega na Holanda e faz seu desfile, está aberta oficialmente a temporada dos sapatinhos e o país está em plena febre de Sint & Piet.
A tradição dos sapatinhos na festa de Sinterklaas na Holanda
Já que Sint está passeando pela Holanda, as crianças podem deixar seus sapatinhos durante a noite. Se tiver chaminé, é na frente da chaminé, se não tiver, pode ser na frente do aquecedor (viu como dá pra modernizar o mito?), e se quiser, pode deixar uma cenourinha pro Ozosnel (o cavalinho do Sint)
Daí no dia seguinte elas acham uma lembrancinha, caso tenham se comportado bem e o Sint ou o Piet passaram por ali.
(Nem toda a noite eles passam).
A lembrancinha é isso mesmo, nada elaborada: uma moeda de chocolate, uma letra de chocolate (geralmente a inicial do seu nome, e fica tranquilo, eles fazem todas as letras com o mesmo peso, então a Ingrid não precisa ficar com ciúme do seu irmão Willem). Pode ser também uma cartela de adesivos ou... pepernoten. Ah, sim, o pepernoten...
Na época de Sinterklaas, a Holanda toda come muito pepernoten, o biscoitinho de especiarias
Pepernoten é um biscoite bem seco, com sabor de especiarias e inundam a Holanda no fim do ano. Eles são amplamente distribuídos pelos Pieten, que colocam nos sapatinhos das crianças, dão de presente nas escolas, jogam para o ar tirando de sacos, caso em que você pode dizer que literalmente está chovendo pepernoten (eu levei uns dois na cabeça hoje).
Tecnicamente, o que a Holanda mais come é o kruidnoten — pepernoten originalmente é um outro biscoitinho, mas ele acabou ficando de escanteio no gosto popular holandês, e a maioria das pessoas chama o kruidonten de pepernoten.
Mas claro, não é só o Piet a origem do pepernoten. Eles estão em todos os supermercados, em versão tradicional, coberto de chocolate, vários sabores, enfim... O fim do ano cheira a pepernoten na Holanda. E é um cheiro bom, de especiarias.
(Crunch, crunch, onde eu tava mesmo?)
(Contando dos sapatinhos. E não fala de boca cheia)
(ffft-Desculpaaaahhhh-fttt).
Finalmente chegou a Noite dos Presentes na Holanda (Pakjesavond, 5 de dezembro)
A essa altura as crianças acompanharam a jornada de barco a vapor, viram o desfile, ganharam presentinho, receberam Pietendiploma (diploma por elas terem completado as tarefas acrobáticas ensinadas pelos Pieten) e comeram pepernoten suficiente para encher uns dois sacos de Papai Noel. A expectativa é alta!
E finalmente é 5 de dezembro! Chegou a Pakjesavond, a noite dos presentes!
De manhã a entrada das escolas estão cheias dos alunos esperando a vinda de Sint... e ele vem, ele vem, para delírio dos pequenos. E para as crianças mais velhas, que já sabem da conspiração e que o Sint é apenas fantasia, apesar de ele ter até seu próprio jornal? Elas ficam e foram? Claro que Não! Pra elas rola na escola a Surpresa de Sint, uma espécie de amigo secreto artesanal.
A Surpresa de Sint (e possível mico na escola)
A surpresa de Sint é um jeito que os mais velhos, adultos inclusive, usam para trocar presentes na Pakjesavond. Você faz um poema e dá um presente que lembra a pessoa, uma característica dela ou algo assim. Os adultos frequentemente usam isso de modo satírico. Mas a Surpresa de Sint acontece nas escolas também, com as crianças mais velhas, que a essa altura já não acreditam mais no Sint literalmente, participando com um projeto artesanal para trocar no 5 de dezembro.
O projeto tem que ter alguma coisa a ver com a criança que vai receber, e deve ser feito pelo coleguinha. Em teoria. Essa é a pegadinha: os presentes são muito, mas muito, mas MUITO bem feitos. Não é projetinho cola qualquer coisa na véspera não. O nível de exigência é bem alta, a ponto de os pais entrarem na dança, digo, no artesanato.
E dentro da surpresa vai, escondido em algum lugar, um presente. Em geral a escola estipula um valor pra esse presente. A coisa toda é bem elaborada. Não vou jurar que é assim em toda escola, mas é em muitas (inclusive na dos meus filhos), então... se seu filho está nas séries mais avançadas da Basisschool, se prepare pro dia 5 de dezembro!
Uma tradição unindo famílias e um país
Mas enfim, depois de a saguizagem sair da escola (muitos mais cedo, como meu filho hoje) e ir para casa, é finalmente hora de celebrar juntos em família. E isso é uma das coisas que eu mais curto na tradição do Sint:
É uma de uma fantasia compartilhada por todo um país, mudando e se transformando ao longo da vida holandesa, da magia dos sapatinhos preenchidos, aos amigos secretos com poeminhas para tirar sarro dos seus amigos de faculdade, dos pais envolvidos na construção do mito, ao governo que ajuda a organizar a festa, o Sint acaba unindo não só as famílias, mas a Holanda.
Bom Sinterklaas para todos!
Obrigado por ler. Se você ainda não está inscrito na lista, coloque seu email aqui:
E deixou um agradecimento especial aos apoiadores da lista, que tornam esse trabalho possível. Se você quer se tornar um apoiador, estou até o fim do ano com uma promoção de 50% válida por um ano inteiro. Aproveite:
Muito obrigado e até a próxima edição,
Forte abraço
Daniduc