Como os holandeses mudaram o mundo (e muita gente não sabe)
Como uma pequena nação moldou o mundo moderno
E aí, tudo bem contigo?
Com a conclusão da série sobre política e história recente da Holanda, é hora de algo um pouco mais leve, mas que ainda você pode aprender algo interessante sobre a Holanda.
Tem coisas no mundo que você nem percebe que um dia não existiram e alguém teve que inventar. Em geral, um holandês.
Tá, nem sempre um holandês, mas a sério: as contribuições dos holandeses pra história do mundo são tantas que a gente acaba até esquecendo que eles são na verdade um pequeno punhado de pessoas morando num país do tamanho do estado do Rio de Janeiro. É impressionante!
E eu nem tô falando de Nova York (fundada pelos holandeses), ou a Nova Zelândia...
Tipo, você já parou para se perguntar onde é a Velha Zelândia? É na Holanda (Zeeland).
Eu estou falando de coisas no mundo que a gente jurava que veio instalado de fábrica, mas não, precisou um holandês inventar ou mudar pra gente ter certas maravilhas do mundo moderno. Maravilhas como...
Cenouras laranjas (sim, foram inventadas pelos holandeses)
Hm, a cor nacional da Holanda é o laranja, as cenouras tem cor laranja... coincidência?
Pior que não! Sério! As cenouras originalmente eram roxas, brancas, vermelhas, pretas ou amarelas. Um dia (lá pelo século XVII) um fazendeiro holandês decidiu que a Holanda precisava era de cenouras patrióticas. E começou um movimento.
Depois de um tempo, cruzando cenouras amarelas com vermelhas, obtiveram a nossa familiar cenourinha de hoje em dia.
A ideia se espalhou e as cenouras com a cor nacional batava tomaram o mundo e hoje a gente olha uma cenoura roxa e pensa "que exótico, deve ser uma variação genética da cor original". Enquanto isso, um fazendeiro holandês sorri estoicamente.
Mas se você achou essa invenção curiosa, mas pouco relevante para o mundo, a próxima invenção da lista vai ter mais impacto, prometo...
Bolsa de valores, mercado financeiro e basicamente todo o sistema capitalista moderno são invenções da Holanda
No século XVII quando alguns fazendeiros estavam desenvolvendo cenouras laranjas, outros holandeses estavam desenvolvendo o sistema capitalista moderno.
A Holanda é considerada por historiadores "a primeira nação predominantemente capitalista do mundo". Note que eles não inventaram o capitalismo em si. Os ingleses tem mais crédito nisso, mas os ingleses foram amadores de fundo de quintal comparado com os holandeses. Os Holandeses levaram o capitalismo para o sistema que muito do mundo moderno usa hoje.
Os holandeses desenvolveram o conceito (e a aplicação prática) de mercado financeiro internacional, bolsa de valores, economia de mercado, megacorporações multinacionais e a baderna toda, que eu nem vou fingir que eu entendo porque ninguém (fora os holandeses provavelmente) entende.
A lendária e temível Companhia Holandesa das Índias Orientais surgiu como a primeira megacorp multinacional, dividindo seus lucros e riscos através de um curioso sistema chamado "ações"... que seriam negociadas em bolsa de valores (a primeira bolsa de valores do mundo é a de Amsterdam). E daí em diante a coisa escalou. Grande. Muito. Forte.
Ou seja... se você está estressado com o sistema financeiro mundial, pode reclamar com os holandeses. E a próxima invenção holandesa dessa lista não é menos polêmica...
Programa Big Brother (e o conceito de Reality Show)
Toda vez que eu passo pelos janelões holandeses abertos pra rua eu sempre penso "não é a toa que o Big Brother foi inventado aqui..."
Você provavelmente não ouviu falar no programa Nummer 28, mas ele foi "o primeiro programa de TV do mundo a por estranhos juntos e filmar suas reações". O programa colocava estudantes em uma república em Amsterdam e seguia a vida deles por meses.
A MTV copiou o formato no programa "The Real World" e daí começou o fenômeno dos anos 90 conhecido por "Reality TV", do qual faz parte o Big Brother, criado pela empresa holandesa Endemol. O mundo comprou em massa o formato e estamos com ele até hoje.
Ah, não tem muito a ver com holandeses, mas você sabe por que o programa se chama "Big Brother?". Sim? Tá, segura um pouco que eu vou contar pra quem não sabe.
É uma referência ao romance 1984 de George Orwell, onde ele descrevia uma sociedade onde não existe o conceito de privacidade, o governo está sempre observando seus cidadãos através dos aparelhos de TV e câmeras por toda a parte.
"Nossa, que familiar", você pensa enquanto lê isso usando seu celular conectado via wifi. E nem desconfia que está usando outra invenção da Holanda.
Wifi, Bluetooth e portanto o "mundo sem fio" moderno é invenção de holandeses
Ok, muita gente trabalhou nesses sistemas, e nem todas holandesas, mas Vic Hayes, holandês, é considerado o "pai do wi-fi" pelo seu trabalho nos anos 90 estabelecendo os padrões da rede sem fio.
Enquanto isso, Jaap Haartsen, um engenheiro elétrico holandês trabalhava na Ericsson em outro projeto para conectar aparelhos próximos usando conexão sem fio, um tal de Bluetooth. E assim, os holandeses contribuíram para conectar o mundo e nos livrar dos cabos (ou boa parte deles).
Já que eu tô falando de tecnologia e contribuição holandesa para o mundo moderno, eu poderia incluir na lista a linguagem de programação Python, amplamente usada (invenção do holandês Guido van Rossum).
Mas ah, os holandeses têm uma contribuição mais doce - e surpreendente.
Chocolate granulado (em holandês hagelslag) foi inventado na Holanda
Eu jurava, jurava que chocolate granulado era brazuca, por fazer parte do brasileiríssimo brigadeiro. Não sei quem ficou mais surpreso: eu por ver chocolate granulado aqui ou os holandeses quando eu contei que o doce típico brazuca era coberto com essa invenção holandesa.
Não que eu tenha aceitado de cara que eu estava errado. Eu teimei com os holandeses, não é possível, fui correndo na Wikipedia e.. fuém. Tá lá. Invenção holandesa. Em 1936, na confeitaria Venco, eles pegaram o conceito de confeitos granulados (que existia há tempos) e aplicaram ao chocolate.
O nome do chocolate granulado, hagelslag, quer dizer "chuva de granizo". E quem conhece o clima holandês pode entender a referência...
Mas ao contrário da chuva de granizo, o chocolate granulado, digo, hagelslag, é muito popular aqui com as crianças (e adultos). Não, não no brigadeiro. No pão. Sério.
O jeito tradicional holandês de comer hagelslag é passar manteiga numa fatia de pão, derrubar um monte de chocolate granulado e chamar de café da manhã.
Não é a toa, né, que as crianças mais felizes do mundo vivem na Holanda (de acordo com a UNICEF)...
Então pronto, a lista desse artigo acabou, mas nem de longe acabaram as maneiras de como os holandeses mudaram e continuam mudando o mundo. Você pode curtir ou não (e eu curto) as invenções holandesas, mas você não pode negar a importância de um país que é pequeno em sua área, não em criatividade.
Antes de me despedir, deixa eu agradecer, como sempre. aos meus apoiadores da Newsletter: se vocês essa lista simplesmente não seria possível! Muito obrigado! Se você tem sugestões ou pedidos especiais, por favor, mande para mim!
E se você quer fazer parte da turma de apoiadores do Daniduc na Holanda, aproveita agora que até o dia 31/12 vocÊ pode apoiar com 50% de desconto válido por um ano!
Além de manter o Daniduc na Holanda no ar, você ainda tem acesso a vários posts exclusivos já publicados, mais futuros posts apenas para apoiadores. De novo, obrigado!
Uma outra maneira de apoiar a lista é compartilhar esse post para alguém que vai gostar — é um jeito super importante (e gratuito) de me ajudar!
E, se você ainda não está inscrito, entra na lista para receber os próximos posts no se email (e guardar!)
Obrigado,
Forte abraço
Daniduc