Onde achar leite condensado, feijão (e outras brasileirices) na Holanda: um guia completo
As vezes a gente acha que não tem, mas é só procurar que acha, e até mais fácil do que esperamos.
Esse post é de Autoria de Carla Duclos, minha esposa. Foi publicado originalmente no Ducs Amsterdam, que agora é exclusivamente dedicado a turismo, e o conteúdo sobre vida na Holanda está vindo para cá.
Para receber novos posts sobre Vida na Holanda, se inscreva na lista:
Com isso, deixo a Carla com a palavra:
Muita gente me pergunta e então pensei que seria legal escrever um artigo mostrando onde encontrar aqui na Holanda certos produtos que nós brasileiros estamos acostumados e que fazem parte da nossa cultura.
Quando eu me mudei pra cá há quase 10 anos, eu não tinha a menor idéia de como as coisas funcionavam por aqui. Eu estava saindo do Brasil pela primeira vez (sim, já saí de mala e cuia) e tinha todo um universo pra explorar.
Ao longo desses anos aprendi algumas coisas que vou compartilhar com você agora.
Para encontrar algum produto que queremos precisamos primeiro descobrir duas coisas: como ele se chama em holandês e onde ele está disponível.
Agora, e como a gente descobre isso?
Descobrindo como se chama um produto brasileiro em holandês
Aqui na Holanda se fala holandês e mesmo que muita gente fale inglês, na hora de ir às compras, todos os produtos estão em holandês.
Então descobrir como um produto se chama pode ser desafiador.
Traduzir as coisas literalmente nem sempre vai te levar ao que você quer. Um produto pode ser chamado de um jeito no Brasil e de outro aqui.
Por exemplo, o creme de leite em lata aqui é chamado de gesterelizeerd room que literalmente é creme esterilizado. Nessas horas o dicionário pode te deixar na mão.
E como faz então?
Uma dica é usar a Wikipedia e trocar a língua da página. Mas isso nem sempre funciona e as vezes o que a gente faz é comprar e experimentar.
Como eu já descobri algumas coisas, vou facilitar a sua vida e te contar como elas se chamam. Mas primeiro, deixa eu te falar sobre como as diferenças culturais influenciam em qual prateleira do supermercado está o que você quer.
Onde os produtos estão disponíveis? Entendendo a diferença cultural
Mas o que diferença cultural tem a ver com a localização de um produto?
Existem algumas diferenças na cultura holandesa em relação à nossa que se a gente entender, facilitam na hora de encontrar um produto que buscamos.
Uma diferença está na organização dos supermercados, e isso está relacionado à diferenças culturais.
Por exemplo, o leite condensado não é largamente utilizado em sobremesas aqui na Holanda como é no Brasil. Não é um ítem muito popular. Entender isso ajuda na hora de procurar o leite condensado dentro do supermercado. Não exsitem aqui corredores inteiros com prateleiras cheias de latas e mais latas de leite condensado de diversas marcas.
Mas isso não significa que não tem leite condensado aqui. Tem sim. E tem leite condensado de marcas diferentes e marcas holandesas, mas tem que saber em que seção do supermercado ele está (explico mais abaixo).
Outra diferença cultural é o consumo de arroz. O arroz aqui não é o carboidrato principal da refeição. Normalmente vai ter mais batata do que arroz no mercado. Sabe aquele corredor enorme com sacões de arroz de tudo que é marca e tipo? Aqui não tem. Mas tem sacos e sacos de batata de diferentes tipos e tamanhos.
Claro que há variações de supermercado pra supermercado e ainda varia de unidade pra unidade da mesma rede de supermercados. Uma unidade maior localizada numa área com mais imigrantes pode ter uma seção maior com arroz, porque vai ter mais demanda para aquele produto naquela região.
Outro aspecto em que a diferença cultural dificulta achar o produto que a gente quer no supermercado da Holanda: o tipo de embalagem pode ser diferente. No Brasil é em saquinhos, aqui em caixinhas, por exemplo. E você fica caçando saquinho plástico sem enxergar o produto em caixinha bem na sua frente.
Entender a cultura holandesa, os hábitos alimentares deles, vai te ajudar a se perguntar : "Onde será que esse produto que eu quero pode estar?".
Tendo isso em mente, vamos agora à alguns produtos específicos que eu já mapeei e vou te contar onde encontrar.
Onde encontrar leite condensado na Holanda
Tem leite condensado de diversas marcas aqui, inclusive o da Nestlé. O meu favorito é o de uma marca holandesa chamada Friesche Vlag.
O leite condensado fica normalmente em uma dessas duas seções: ou na parte de produtos orientais ou junto com acompanhamentos de café. Qual o sentido disso? Leite condensado é exótico (lembra que não é tão popular aqui?) ou você usa pra colocar no café.
E procure bem, porque as vezes o leite condensado está escondidinho numa prateleira baixa, entre dois produtos nada a ver. Mas mesmo escondido, tem leite condensado em praticamente todos os supermercados comuns da Holanda.
Onde encontrar os diferentes tipos de creme de leite na Holanda
E o creme de leite? Onde encontro na Holanda? Qual o creme equivalente ao que eu usava pra fazer chantily no Brasil? Vamos lá, eu te conto.
Onde achar Creme de leite fresco na Holanda
O creme de leite fresco que se usa pra fazer chantilly por exemplo, é chamado aqui de slagroom, e você encontra ele na geladeira do supermercado.
Junto dele vai ter também creme fraiche e creme azedo (sour cream). Existe também um creme de leite fresco chamado de kookroom, que é o creme de leite fresco com um espessante, como o amido. O kookroom tem também na versão longa vida (caixinha). Por falar em caixinha...
Onde achar creme de leite caixinha na Holanda
O creme de leite de caixinha pode ser chamado de kookroom ou room culinair. Ele fica numa seção perto dos leites longa vida. Você pode usar como você usa o creme de leite de caixinha no Brasil.
Onde achar creme de leite em lata na Holanda
Esse é o que eu mencionei ser chamado de "creme esterilizado"ou gesteriliseerde room em holandês. Ele não é muito popular na Holanda, e é encontrado junto da seção de produtos orientais. E não é todo supermercado que tem. Você pode encontrar em unidades maiores do Albert Heijn (não nescessariamente o XL) e também online.
Além dos supermercados, o creme de leite em lata pode ser encontrado também em lojas de produtos orientais e do Suriname, chamadas de Toko por aqui.
E um detalhe, o creme de leite em lata aqui já vem sem soro pra facilitar a sua vida. hehehe E por causa disso a lata é metade do tamanho da lata brasileira. Vê só que legal, aqui você nem precisa gelar e tirar o soro.
Ah, mas eu tenho uma receita que pede o creme de leite com soro, como faço? Bem, nesse caso, não tem mesmo. Eu testaria uma substituição pelo de caixinha.
Onde encontrar feijão na Holanda
Sempre ouvi muito a pergunta se tem feijão na Holanda. E deixa eu te contar. Tem feijão na Holanda sim e é feijão de qualidade muito boa!
E não é só em lata não. Tem o feijão seco pra gente cozinhar igualzinho fazemos no Brasil. E tem de todos os tipos: preto, marrom, fradinho, azuki, e por aí vai.
Nunca passei vontade de comer feijão aqui.
Eu gosto de comprar os feijões orgânicos, porque acho a qualidade deles melhor.
Onde encontrar arroz na Holanda
E o arroz? Tem também e tem de vários tipos: integral, branco (basmati), arbóreo (pra risotto), pra sushi. Aqui em casa a gente consome apenas arroz integral, mas acho que o basmati é o que mais se aproxima do arroz branco brasileiro.
Procure na seção de comidas orientais ou exóticas do supermercado. Tem quem praticamente todos. Só que o arroz pode ser também vendido em caixinha, em vez de sacos. Então às vezes você passa batido pelo arroz.
Onde encontrar fubá na Holanda
Se você me acompanha lá no Entre Panelas já percebeu que eu adoro um bolinho com café. E a primeira vez que senti vontade de fazer um bolo de fubá fui procurar.
Fubá aqui se chama maïsmeel (farinha: meel, milho: maïs) e você encontra nos supermercados comuns aqui. Eu gosto de comprar o orgânico. Uma vez comprei um que não era orgânico e não gostei do sabor e da qualidade.
A farinha de milho orgânica é deliciosa e perfeita pra fazer bolo de fubá ou o que mais você quiser que leve fubá.
Toma cuidado com uma pegadinha. A farinha de milho chama maïsmeel, mas existe também o maïszetmeel, que é amido de milho, ou maizena. Você quer um bolo de fubá e não de maizena né?
Onde encontrar fermento para bolo, fermento para pão e bicarbonato de sódio na Holanda?
Tá, você descobriu o fubá, mas e o fermento pra bolo? E se quiser fazer uma broa, qual o fermento pra pão? E o bicarbonato de sódio?
Vamos lá. Como eles se chamam em holandês:
fermento químico para bolo: bakpoeder
fermento para pão: gist ou instant gist
bicarbonato de sódio: sodium/natriumbicarbonaat ou zuiveringszout
Existem os fermentos pra bolo, pão e o bicarbonato de sódio da Otker e são fáceis de achar em qualquer supermercado. Eles ficam junto com as farinhas, misturas pra pão e coisas pra panificação e confeitaria.
Pra diferenciar, o fermento biológico seco tem um pão desenhado na embalagem e o fermento químico pra bolo tem um bolo na embalagem.
Eu nunca encontrei aqui fermento biológico fresco, aquele de tablete. Eu só uso o seco. Ele funciona da mesma maneira. Nunca senti falta do fresco. Pra você substituir o fermento fresco pelo fermento seco, a proporção é 1/3 de fermento seco em relação ao fresco. Então se uma receita pede por 30 gramas de fermento fresco, use 10 gramas do fermento seco. E é isso. Pode fazer pão feliz aqui na Holanda.
(Eu faço!)
Além desses da Otker, tem também os fermentos orgânicos que você encontra nos supermercados especializados, como o Marqt, por exemplo.
Onde encontrar requeijão na Holanda
Eu adoro requeijão! Pra você ter uma ideia minha mãe parou de comprar requeijão depois que eu sai da casa dela. Eu comia o requeijão naquela casa, como minha mãe descobriu.
Gostando assim de requeijão, foram anos de busca até encontrar um equivalente eu gostasse aqui na Holanda. E já vou dizer logo que requeijão igualzinho ao do Brasil não tem. Mas alguns queijos cremosos tipo requeijão que encontrei são deliciosos e não me deixam sentir falta nenhuma dos brasileiros.
A primeira coisa importante pra saber é que em holandês queijo cremoso é smeerkaas. Daí é comprar e experimentar pra descobrir quais você gosta. Foi assim que encontrei esses que vou remendar aqui.
Eu recomendo dois queijos cremosos que gosto bastante: O copinho do Le Vache qui rit, que tem o sabor mais suave e semelhante ao requeijão e o Creme de Brie da marca President que tem a textura igualzinha a do requeijão, mas tem um sabor suave de Brie. Eu adoro.
Um outro queijo cremoso que vou recomendar é um substituto para o Catupiry, que até hoje não encontrei na Holanda. O sabor dele é diferente, mas é bem gostoso e funciona muito bem no lugar do Catupiry em receitas, pois ele tem a textura adequada e é próprio pra ir ao fogo/forno. Estou falando do MonChou.
Onde encontrar doce de leite na Holanda
Doce de leite na Holanda você pode fazer em casa a partir do leite ou leite condensado, que são fáceis de encontrar nos supermercados ou pode comprar pronto.
Tem uma loja onde você pode encontrar doce de leite pronto: A Dille & Kamille.
Na Dille & Kamille o doce se chama Dolce Latte e é orgânico. Eu já comprei e é delicioso. Tem diversas unidades dessa loja na Holanda. Uma delas fica no centro de Amsterdam. E eles vendem online.
Você também pode tentar encontrar doce de leite em lojas de produtos brasileiros ou portugueses. Em Amsterdam tem duas lojas: A Finalmente Brasil e a Casa Brasil Portugal. Já fiz compras na Finalmente Brasil, mas a Casa Brasil Portugal me indicaram só recentemente. Embora eu mesma ainda não tenha comprado lá, deixo a indicação.
Onde encontrar água de coco na Holanda
Quando eu cheguei aqui, água de coco só na loja de produtos brasileiros, mas hoje, felizmente, ela popularizou bem. A gente encontra diversas marcas de água de coco nos supermercados holandeses.
A minha preferida é a Vita Coco, mas se você curte água de coco, eu aconselho ir experimentado as diversas marcas e descobrindo as que você gosta.
Onde encontrar mandioca na Holanda
Mandioca é fácil! Tem num supermercado bem popular, o Albert Heijn. Lá você vai encontrar a mandioca inteira com casca e tudo. Em holandês mandioca é cassave ou cassava.
Agora, se você como eu, prefere a versão preguiçosa, e quer a mandioca descascada e congelada, é só procurar nas lojas de produtos "exóticos" (orientais e do Suriname, por exemplo), chamadas de Toko.
Sempre encontro mandioca nessas lojas e todas as vezes que comprei estava excelente. Daquelas que você cozinha e derrete na boca. Passar vontade de mandioca eu não passo não.
Onde encontrar polvilho e tapioca na Holanda
Ja que estamos falando de mandioca, vamos aos derivados da mandioca. É fácil encontrar polvilho e tapioca na Holanda.
Inclusive pão de queijo é um sucesso em casa! Tem 3 lugares onde você pode encontrar polvilho na Holanda: em lojas de produtos brasileiros (Finalmente Brasil, endereço no fim do artigo), lojas de produtos portugueses (Casa Bocage), ou nas lojas que mencionei acima, de produtos asiáticos ou do Suriname, chamadas de Toko.
Nas lojas Toko, o polvilho se chama tapioc flour. Funciona pra fazer o pão de queijo, mas eu vou confessar: eu prefiro comprar na loja de produtos brasileiros o da Yoki importado do Brasil. Mas, deixo a dica, pois gosto é pessoal e conheço quem compre no Toko e faz feliz da vida pão de queijo com esse polvilho. Me conta nos comentários qual a sua preferência. 😉
Já a tapioca, essa eu só encontrei em lojas de produtos brasileiros mesmo. Tem tanto a goma de tapioca como a tapioca em grãos (aquela que parece sagu) pra fazer sobremesa.
Abra sua mente e esqueça os pressupostos
Uma coisa que ajuda muito a encontrar algo que queremos no supermercado por aqui é abrir mão da nossa lógica de organização e ter em mente que a cultura aqui é outra.
O leite condensado estar perto dos ítens de café não faz o menor sentido dentro da lógica cultural brasileira, mas faz todo sentido aqui, onde muita gente usa o leite condensado no café.
E as vezes, nem relacionado à cultura, mas simplesmente os mercados aqui tem outra organização. E variam entre as redes de supermercado e as vezes entre lojas da mesma rede.
Minha dica é: explore. Olhe todos os corredores. Procure nas plateleras baixas. Imagine outra embalagem, diferente da qual você está acostumado. E não assuma que simplesmente não existe algo. Pode ser apenas que você ainda não achou. Vá em supermercados diferentes e olhe com atenção por todos os lados.
É divertido. Eu acho. 🙂
Comida tá longe de ser um problema de adaptação
Com tantas brasileirices fáceis de encontrar por aqui, com alimentos de excelente qualidade na Holanda, vou ter que dizer que comida não é nem um pouco um problema de adaptação na vida de expatriado.
Encontramos ingredientes e cozinhamos em casa de pratos brasileiros a holandeses. Além de encontrar o que já nos é familiar ainda tem a diversão de descobrir coisas novas.
E, mantendo a mente sempre aberta, olhando sempre aos redores, não assumindo que algo não exista aqui, sabendo que as coisas mudam com o tempo, e que algo que não tem hoje pode vir a ter no futuro, pesquisar e comprar comida é uma diversão.
E não esqueça de olhar meu outro artigo de onde encontrar feijão, leite condensado, creme de leite e outras dicas bacanas.
Serviço das lojas citadas
Dille & Kamille
http://www.dille-kamille.nl
Endereço em Amsterdam: (Korte) Nieuwendijk 16-18Finalmente Brasil
http://www.finalmentebrasil.nl
Endereço em Amsterdam: Kinkerstraat 355 HSCasa Brasil Portugal
http://casabrasilportugal.nl
Endereço em Amsterdam: Kinkerstraat 28Casa Bocage (Portuguesa)
https://www.facebook.com/DailyPortugal/
Endereço em Amsterdam: Haarlemmerstraat 111A