Newsletter do Daniduc #35: Desenhos no diário e sobre sempre retomar
E aí, tudo bem contigo?
Primeiro, deixa eu agradecer o imenso apoio e carinho que recebi sobre o meu update rápido da semana passada, onde contei que estava passando por desafios de saúde física e mental, e havia tirado esse tempo pra me recuperar. Foram centenas de mensagens, expressando solidariedade e compreensão.
Muito obrigado.
Eu ainda não estou pronto para voltar regularmente a trabalhar e produzir conteúdo, mas resolvi mandar uns desenhos tirados do meu diário, que mantenho de maneira intermitente desde 2019. No auge da crise no ano passado eu parei com ele, as canetas tinteiro ficaram acumulando poeira. Depois de um tempo, retomei, me ajustando a nova visão (ou falta de), aos poucos, notas rápidas, depois um pouco mais elaboradas, e de vez em quando, até uns desenhos com tinteiro.
Desde então parei mais uma vez, retomei, parei, mas vou retomar. Uma coisa que a gente aprende depois de tantos tombos na vida, é recomeçar. A gente recomeça, não porque é fácil, mas porque a alternativa é ficar no chão. Eu tenho a eternidade pra ficar lá, mas não ainda. Não ainda.
Desenhos no diário
Espero que você se inspire para fazer o seu diário - bagunçado ou organizado, letra enfeitada ou notas rápidas e corridas, desenhado ou datilografado, ou tudo isso ao mesmo tempo, não importa. E principalmente espero que inspire você a recomeçar, se tiver parado um. Não esqueça que num diário, as pausas são parte do registro, e dizem também algo sobre o seu momento.
Sobre movimento
“Movimento é um grande remédio; é o sinal para todas as células do nosso corpo que, independente do dano que sofremos, estamos prontos para reconstruir e nos afastar da morte em direção à vida”
Christopher McDougall
Sobre essa plataforma de Newsletter
Pouco antes da minha parada ano passado, eu havia recém migrado a Newsletter para essa nova plataforma, o Substack. A plataforma toda é relativamente nova, e ainda só tem versão em inglês. Mas tem diversas vantagens. Uma delas: o envio das mensagens é gratuita para o criador, o que não é o caso das plataformas tradicionais, que são pagas, e mais direcionadas para o marketing digital. O Substack é direcionada para a criação de conteúdo, e ele permite integrar a opção um apoio mensal dos leitores pro criador, do qual ele tira uma comissão.
O legal é que o Substack sabe que a maioria dos leitores não irá apoiar financeiramente, e tudo bem, e dos que podem apoiar, a maior parte vai pro criador, e com a comissão deles, sustentam a infra toda. Esse modelo de apoiadores e leitores gratuitos era bem atraente para mim, pois era o que eu estava tentando implantar de maneira independente na primeira fase da Newsletter. Eu tinha configurado isso, e aí tive de parar.
Obviamente eu não estava divulgando essa opção, já que nem Newsletter eu estava enviando, mas resolvi mencionar e explicar como funciona porque na edição passada duas pessoas se inscreveram como apoiadoras, mesmo comigo não prometendo voltar logo a escrever. E ainda não prometo, continuo no meu foco de um passo por vez (esse é um dos segredos de retomar - não querer voltar no nível que você estava antes de cara). Mas saibam que o gesto foi apreciado e não passou despercebido.
Muito obrigado.
Forte abraço
Daniduc