Links legais para você curtir no seu fds - Newsletter #47
E aí, tudo bem contigo?
Eu sigo experimentando nos formatos e frequência da Newsletter. Essa semana foi uma história infantil, Nessa sexta eu vou mandar a edição extra. São algumas recomendações de coisas interessantes que achei e acho pela Net. Você pode olhar por cima, e é legal, ou se aprofundar mais, caso curta.
Imagens realistas da antiga Capital Asteca
Os mexicanos construíram a sua capital exatamente em cima da capital do Império Asteca, Tenochtitlan. Construída no centro de um lago (hoje aterrado), era a maior capital das Américas, e uma das maiores cidades do mundo, com 200 mil habitantes, antes de ser capturada pelos espanhóis.
E você pode imaginar como era Tenochtitlan em seus tempos de glória no projeto de um artista que fez imagens realistas, e ainda oferece a possibilidade de sobrepor a cidade asteca a capital mexicana, para você ver como era e como é hoje. O site conta também mais fatos históricos pouco conhecidos pelo público em geral. O projeto todo foi feito em software livre.
Eu adoro esse tipo de coisa. O link para o site está aqui.
Esse fotógrafo encontra gêmeos idênticos que não são irmãos
O clichê amplamente ridicularizado diz que todos nós somos únicos como flocos de neve, mas o fotógrafo canadense François Brunelle parece discordar. Ele criou o projeto Doppelganger que busca encontrar pessoas tão parecidas que poderiam ser gêmeas… mas não tem nenhum parentesco.
Veja alguns exemplos aqui nesse link. E o site do artista é esse aqui.
Esse cara tá correndo o comprimento inteiro da África
Agora uma série de vídeos do YouTube. Um corredor de longa distância resolveu correr o continente africano. Inteiro. No comprimento, não largura. Isso é algo tão insano que somente alguém sem noção pode conseguir, porque as pessoas com noção nem iam tentar. Você pode imaginar o pesadelo logístico de uma empreitada dessas, de vistos, imprevistos e acidentes a roubo a mão armada, fronteiras fechadas e o escambau. Não mencionando os cerca de 18 mil quilômetros a serem percorridos correndo através de todo tipo de terreno e dificuldade.
Até o momento já aconteceu de tudo, e ele não está nem perto da metade do caminho. Já foram assaltados e levaram os passaportes, a Van deles pifou, bateu e teria sido considerada perda total na Irlanda (o corredor é irlandês), mas na República do Congo é apenas uma terça de manhã, os mecânicos locais remendaram tudo e eles seguem a jornada, com parabrisa de plástico e motor recauchutado.
A prestação holandesa de três séculos e meio que continua sendo paga até hoje
Em 1648 o Comitê de Águas de uma vila holandesa precisava fazer reparos em um aterro para evitar inundações. ele precisava de dinheiro, e emitiu uma hipoteca, e quem comprasse ela, receberia deles uma quantia anual. Só que eles não especificaram a data de validade da hipoteca. E ela está valendo até hoje a quem quer que possua o documento. Ele está todo anotado, ano a ano, com a data e o valor pago. Em certo momento, acabou o espaçoçoo no documento, e eles adicionaram páginas e continuaram pagando e anotando. Hoje, a Universidade de Yale (EUA) tem o documento (é um documento histórico), mas o Comitê de Águas holandês continua, fielmente, m pagando o valor todo ano. Incialmente eram 1000 florins, mas através dos séculos a moeda mudou, mas não fizeram correção monetária, e hoje a soma é o grande valor de €11,35. De tempos em tempos alguém da Holanda voa até Yale e acerta a dívida dos anos anteriores.
E você achando que fazer uma assinatura e esquecer de cancelar era um problema moderno…
Anyway, eu peguei essa história de um vídeo do tom Scott. O canal dele é cheio de vídeos relativamente curtos com coisas interessantes. Tudo muito bem pesquisado, embasado e, o mais legal, com nuance e contexto, sem fazer sensacionalismo. Vendo os vídeos, você sempre sente que aprende algo de verdade. Amo e já vi milhões deles.
O canal do Tom Scott é esse aqui. E o vídeo em específico está abaixo:
Jogos de palavras
Você provavelmente conhece o Wordle, o jogo de adivinhar uma palavra de 5 letras em inglês. Caso não, é simples: você tem 6 chances para adivinhar uma palavra de 5 letras. Cada vez que você chuta uma palavra, o jogo te mostra para cada letra uma cor: cinza quer dizer que a palavra não tem aquela letra, amarelo quer dizer que tem, mas não naquela posição. E verde quer dizer que a palavra tem aquela letra naquela posição.
Eu gosto de jogar os clones em português. O mais legal é o Termo, que tem a melhor interface (ele por exemplo dica você escolher a posições da letra e preencher na ordem que você quiser, em vez de forçar a colocar todas as letras em ordem sempre).Além disso, se você estiver achando muito fácil, ele oferece ainda variantes onde você tem que adivinhar duas palavras ao mesmo tempo, e quatro palavras.
Outro clone legal é o Letreco, que tem uma interface diferente. O termo e o Letreco são brasileiros, mas se você achar fácil pode tentar o Palavra do Dia, um clone português, que vai usar grafias diferentes, palavras que a gente não usa, não reconhece palavras que a gente usa, e inclui conjugações nas soluções.
Eu sempre começo com RALEI, uma ideia que me apropriei do meu amigo Dr. Fred (ele tem um popular perfil no Twitter, digo, xis). E você?
Ah, e se você quer aprofundar o seu inglês, pode tentar outra indicação do Fred, o jogo Connections. O jogo te dá 16 palavras e você tem que formar 4 grupos de 4 palavras, encontrando as conexões temáticas escondidas entre elas. Os temas variam de óbvio a impossível, e usa desde gírias e significados obscuros das palavras até referências a cultura pop. É um jeito bacana de testar e aprofundar seu inglês.
O legal de todos esses jogos é que eles oferecem um desafio diário apenas, e fica nisso, você acertando ou errando. Amanhã tem outro.
E, no caso, dessa news, semana que vem tem mais.
Forte abraço,
Daniduc