Fotos de Amsterdam de mais de um século atrás
Um fotógrafo amador registrou Amsterdam há mais de um século (e suas fotos são lindas)
E aí, tudo bem contigo?
Eu sou fascinado por fotos antigas, e quando cheguei em Amsterdam em 2007, fuçando pela minha nova cidade, descobri a venda em lojas de souvenir impressões de fotos em preto e branco que pareciam ter sido tiradas no começo do século 20, ou fim do 19. Fiquei curioso, porque as fotos eram muito boas, e os prints de qualidade, meio que destoando da mesmice tranqueirosa de loja de souvenir.
Conversando com um holandês que vendia as fotos numa barraquinha em uma feira de rua (na Spui), ele me disse o nome do fotógrafo: Jacob Olie. Na época tinha pouca coisa online sobre ele, mas descobri que Olie foi um dos pioneiros da fotografia na Holanda. Um carpinteiro por profissão, se interessou numa recente invenção como hobby: a fotografia. Como naquela época não tinha Amazon para comprar uma câmera, ele mesmo fez a dele, de madeira.
Ele tinha 27 anos e começou a fotografa em 1861. Em 1870 ele parou por 20 anos com a fotografia (ele passou a se dedicar a outro projeto). Porém, em 1890, ao se aposentar, retomou seu antigo hobby e passou a dedicar o tempo para registrar Amsterdam e suas transformações.
E ao mesmo tempo que ele registrou a construção de novos bairros, e canais sendo aterrados, ele também capturou uma Amsterdam que existe até hoje, mudada apenas em sua fauna humana. Eu acho fascinante ver como o mesmo espaço se renova e revive no uso que as gerações fazem dele. O espaço se renova pelo seu uso e vivência, não pela sua permanência.
Enfim, Olie continuou fotografando até seu falecimento, em 1905. Ele tirou mais de 3000 fotos - o que é impressionante mesmo para nós que usamos iPhone e não temos que carregar uma câmera de madeira, revelar filmes na mão e achar onde comprar os materiais.
Eu nunca mais achei os prints de Olie nas lojas de souvenir de Amsterdam (mesmo antes da pandemia, quando a gente podia fazer essas extravagâncias de outrora, como "ir em lojas"), mas existem produtos com as fotos dele, como esse calendário a venda na Bol.com, além de livros. Eu mesmo tenho um:
Espero que você tenha gostado dessa viagem pelo passado. Se você acha que o Jacob OPllie deveria ser mais conhecido, aproveita e compartilha essa edição com alguém:
E se você ainda não está na lista, coloca seu email para receber e guardar as edições com você:
E, como sempre, deixo meu muito obrigado especial aos apoiadores pagos do Daniduc na Holanda: sem eles, esse trabalho não seria possível, e seu apoio é o que permite essa comunidade continuar. Muito, muito obrigado!
Forte abraço
Daniduc
Sou dessas também, adoro conhecer situações da vida antiga! Visitei uma casa aí em Amsterdam que está montada como antigamente. Sei lá se é real mas gostei de ver :)