Dicas de como encontrar emprego em Amsterdam e trabalhar na Holanda
Então, eu não tenho como te dar uma ajuda personalizada sobre como encontrar emprego em Amsterdam e na Holanda. Não tenho como avaliar todos os casos particulares que existem.
O que eu posso fazer, porém, é te dar dicas gerais de como encontrar emprego em Amsterdam e na Holanda. Espero que ajude, mas lembre-se: não existe fórmula mágica. Cada história é única. Se alguém te prometer um passo-a-passo infalível, desculpa, mas é cilada, e a pessoa quer na verdade outra coisa (em geral conseguir uns cliques no Google). Eu não vou te fazer promessas impossíveis e nem te iludir com contos de fadas.
Eu vou jogar a real. Vamos lá.
1. Não limite a busca a Amsterdam
Primeira dica é... amplie sua busca: a Holanda é um país extremamente pequeno, e Amsterdam é apenas uma das cidades.
É extremamente fácil ir de uma cidade a outra aqui, e muita gente, mas muita gente mesmo, mora em uma cidade e trabalha em outra. Busque em diversas cidades da Holanda, porque Amsterdam é pequena, e limitar a busca à ela é limitar desnecessariamente suas chances.
2. Atualize seu LinkedIn em inglês
O LinkedIn ainda serve para empresas e agências de emprego procurarem candidatos. E aqui na Holanda eles usam sim para caçar candidatos com o perfil que desejam. Então, primeira providência, corre atualizar seu LinkedIn em inglês. Não adianta nada ter o perfil em português, passa tudo pro inglês.
3. Saber inglês é o mínimo, holandês é altamente desejável
Dependendo da sua profissão, é totalmente possível arrumar emprego falando apenas inglês aqui, mas lembre-se também quer os holandeses em sua grande maioria falam inglês. Ou seja, falar inglês não é um diferencial... é apenas o mínimo. E eles têm a vantagem de falar holandês natico.
Então, hora de praticar línguas e por o inglês em dia e aprender o máximo que conseguir de holandês. Mesmo que seu holandês não vá chegar rapidamente num nível suficiente para atuar profissionalmente, o quanto mais você souber, melhor.
Os holandeses apreciam muito estrangeiros se esforçando para aprender a língua, então no mínimo saber algum holandês pode ajudar a impressionar positivamente na entrevista.
Além disso, vai te ajudar muito na hora de ler os sites e descobrir oportunidades que a maioria dos estrangeiros na competição contigo não verão.
4. Busque ativamente em sites de emprego e fóruns da sua área
Comece a procurar emprego já do Brasil.
Eu já falei do LinkedIn, mas rola sair vasculhando outros sites. Na área técnica, o MonsterBoard ajuda bastante. Para empregos mais gerais, tem o Undutchables.
Além disso, toda profissão tem algum lugar onde o povo da área gosta de se encontrar... um grupo no Facebook? Um fórum de dúvidas técnicas? Ache esse lugar e frequente, participando construtivamente da comunidade. Isso fará seu nome ser notado.
Ah, e pode olhar sites de empresas holandesas que oferecem vagas na sua área. Em holandês "vagas" é vacatures.
5. Não esqueça da cover letter ("carta de apresentação")
Quando você for enviar um CV pra uma empresa holandesa, inclua uma "cover letter", uma breve apresentação sua, porque você é o cara ou a mina pro emprego (não é para por o CV no corpo do email, mas se apresentar. É um “elevator pitch”, dois minutos).
Sem cover letter, eles em geral nem olham seu CV. Colocar no corpo do email apenas um breve "veja CV anexo" é pedir pra ser ignorado. Dá uma elaborada.
6. Se for possível, agiliza cidadania européia
É um trampo pra empresa providenciar um visto pra você, e custa dinheiro para eles. Então se você tem a cidadania que permite trabalho aqui, já ajuda muito.
Isso não quero dizer que sem cidadania é impossível, eles fazem sim, especialmente se for para contratar imigrantes altamente qualificados. Maaaaas... se você já tem a cidadania europeia (mais precisamente de países membros da União Europeia, que liberam trabalho sem visto na Holanda), já sai na frente. E se não tem ainda mas pode tirar, de repente compensa você ir atrás.
7. Eu não sei como é o mercado de trabalho pra sua profissão... mas você pode saber
Mercado de trabalho é algo que você tem que acompanhar de perto pra saber. Se você não está na área específica, fica muito difícil de saber. Então, eu realmente não tenho como saber como é o mercado pra sua área, nem as particularidades de todas as áreas de atuação profissional.
Mas você pode descobrir: fuçando nos fóruns e nos sites de emprego que descrevi. você começa a ter uma noção mais clara. E nos fóruns, LinkedIn, você pode fazer contato com pessoas que efetivamente estão atuando na sua área, e que podem te dar um feedback melhor.
8. Não use o Google.com.br
O Google padrão no Brasil é o Google.com.br. Faz sentido - e ele vai te dar resultados otimizados para o Brasil. Em vez disso, use o Google.nl, holandês. Os resultados são diferentes e focados na Holanda. Isso faz diferença e vai te trazer resultados muito mais relevantes de vagas aqui.
E já que está por aí, não tenha medo de usar o Google Translate para ir se virando enquanto seu holandês não melhora...
Minhas dicas eram essas. Espero que ajude e que você consiga um trampo bacana na Holanda. Quem sabe a gente não toma um café juntos algum dia? :)
Boa sorte!
Se você conseguir um emprego, considere depois see tornar um apoiador da Newsletter como agradecimento ;)
Forte abraço
Daniduc