Apoiando um conteúdo feito para pessoas, não algoritmos

E aí? Tudo bem contigo? Se você está aqui, provavelmente me conhece – ou ao menos meu trabalho. Nos últimos 15 anos (desde 2005) eu me dedico a criar conteúdo interessante e útil para pessoas. Um dos meus projetos é o Ducs Amsterdam, blog de muito sucesso e influência na área de turismo.

Atualmente eu passei a expandir a área de criação, abordando assuntos diversos de estilo de vida que possam ajudar a vida de quem acompanha – seja informando (com embasamento), motivando, compartilhando como eu aprendi a melhorar minha vida em diversas áreas. Eu sempre pus quem me acompanha em primeiro lugar, e acredito que esse seja o motivo de merecer a atenção de tanta gente por tanto tempo. Não é – nunca foi – sobre mim. É sobre você.

O desafio de criar para pessoas em uma Internet dominada por robots e algoritmos

Porém, com a ascensão dos algoritmos como a autoridade a decidir o que é compartilhado e visto, a Internet está cada mais vez mais hostil a quem foca nas pessoas, em vez deles. Cada vez mais somos pressionados a criar de uma maneira que algoritmo entenda, goste e promova. E o algoritmo…. bem, o algoritmo (seja dos sites de busca, seja das mídias sociais, ou até dos programas de email decidindo o que vai para qual caixa), o algoritmo atende o interesse de quem o criou, não de quem vai acessar o conteúdo.

Quem acessa o conteúdo deixa de ser o cliente e passa a ser o produto. E eu não gosto disso, nem como criador, nem como consumidor de conteúdo. Nem um pouco. E quero fazer algo a respeito.

Eu quero voltar minha criatividade para onde importa: você. Esse blog é reflexo dessa nova missão. Preto no branco, sem interrupções, sem pressões, posts com o tamanho que eles devem ter (e não o tamanho que o algoritmo acha melhor). Não estou confinado a 280 carácteres, 15 segundos de um Story, à palavra chave boa para o SEO, mas sigo as regras da história, para você ler o que quiser, quando quiser (não, não vai desaparecer em 24 horas nem o mundo vai acabar se você não ler AGORA ou TUDO). Compartilhe se quiser, se achar que deve. Você é quem sabe o que merece sua atenção e a hora que você vai usá-la.

Eu reconheço que é uma batalha desigual, porém. A realidade é que criação de conteúdo com qualidade profissional exige dedicação profissional – e é preciso financiar isso. Os guardiões automatizados decidiram que vender sua atenção para terceiros vale mais do que fazer um negócio justo: te entregar conteúdo de qualidade em troca de um preço justo. Qualidade dá trabalho e demora. Vender atenção no atacado é mais lucrativo. E eles não querem dividir com ninguém esse domínio. Certamente não comigo – ou você. Nós somos… o produto.

Como lidar com isso? É difícil querer financiar um projeto que vai conscientemente, propositadamente, contra as regras dos guardiões da atenção alheia. Difícil – mas acho que sei como. É simples: é só fazer o que tenho feito esses anos todos. Focar em você.

A ALTERNATIVA: SEU APOIO PARA A NEWSLETTER DO DUCS

Eu só consigo fazer isso com seu apoio, e por ele sou muito grato! Não, mas é sério! Desde que eu resolvi embarcar nesse novo projeto, é o seu apoio que permite justificar eu investir tempo em criar um conteúdo para você, uma pessoa, em vez de tentar agradar robôs (e seus mestres) na esperança deles deixarem gente falar um com o outro.

Nope, prefiro falar direto contigo. E o retorno tem sido sensacional.

Para quem pode apoiar financeiramente: você torna isso possível, muito obrigado! Todo mundo que contribui ganha um convite para o Encontro Virtual mensal (via Google Meeting). Eu tava pensando em fixar uma data – todo 3o sábado do mês, as 20h15 de Amsterdam (agora 16h15 de Brasília).

Algumas pessoas mencionaram a possibilidade de contribuir mensalmente. Eu criei um botão, presente que permite definir o valor e, se quiser, clicar uma caixinha para tornar recorrente o apoio.

No fim de toda newsletter vai também o seu nome, que fica eternizado também aqui no blog (se quiser que apareça seu nome completo, me avisa!)

Para quem não pode apoiar financeiramente: você me ajuda demais divulgando a newsletter e ajudando pessoas a se inscreverem. Demais! Na verdade esse apoio é vital, já que não tenho mais o algoritmo distribuindo meu trabalho. Só tenho você. E tenho certeza que juntos iremos mostrar, mais uma vez, que o melhor SEO é uma recomendação pessoal. Você também torna esse trabalho possível!

OBRIGADO!

APOIAR A NEWSLETTER DO DUCS

👇Se junte ao movimento e faça parte da lista👇